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  • Fundamentos para o Trabalho na Educação Infantil - 40 horas- 75 dias para realização.

    Investimento: R$ 250,00* à vista ou 3 parcelas de R$ 85,00**.

    Resumo do Projeto Pedagógico


    1. LOCAL DE REALIZAÇÃO

    Realização dos estudos, avaliações em processo, apoio e acompanhamento por tutor, com desenvolvimento das atividades no "ambiente virtual de estudos" da Plataforma Jornada, via internet, utilizando um computador com as configurações recomendadas no item nº 7.

    2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

    • Disciplina Princípios Orientadores do Trabalho Pedagógico

      Objetivos: Subsidiar os profissionais da educação infantil com os fundamentos coerentes com uma concepção de educação voltada para a transformação social.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio de Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático IPrincípios orientadores do trabalho pedagógico

      • Concepção de educação
      • Função da escola
      • O papel do professor

       

    • Disciplina A Educação Infantil e o Desenvolvimento Humano

      Objetivos: Estabelecer a relação entre finalidade da educação infantil, as concepções de infância na história e as características dos períodos do desenvolvimento infantil.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio de Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático IFinalidade da Educação Infantil

      • Um pouco de história
      • Mais um pouco de história da educação, no Brasil...

      Núcleo Temático IIConcepção de infância

      • Políticas nacionais de atendimento às crianças de 0 a 5 anos

      Núcleo Temático IIIDesenvolvimento infantil

      • A interação e o desenvolvimento humano
      • O afetivo na teoria do desenvolvimento humano segundo Wallon

       

    • Disciplina Proposta Pedagógica para a Educação Infantil

      Objetivos: Estabelecer a relação existente entre a função da escola, o direcionamento do processo de educação infantil e a escolha do material didático adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio de Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático IO currículo para Educação Infantil

      • Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil
      • Eixos de Trabalho – áreas do conhecimento
      • Linguagem Oral e Escrita
      • Matemática
      • Natureza e Sociedade
      • Artes Visuais
      • Música e Movimento
      • Observar e registrar - um aprendizado para o professor

      Núcleo Temático IIPressupostos pedagógicos para a prática interdisciplinar

      • Em busca de uma postura interdisciplinar

      Núcleo Temático IIIO uso do material didático em sala de aula

      • Um material diferenciado – Coleção Entrelinhas para crianças de 1 a 3 anos
      • Um material diferenciado – Coleção Entrelinhas para crianças de 4 e 5 anos

    3. PRAZO DE REALIZAÇÃO E CALENDÁRIO RECOMENDADO

    A partir da confirmação da matrícula, o educador já poderá ingressar no seu ambiente virtual de estudos para familiarizar-se e participar no Fórum de Apresentação da turma em que foi incluído. Iniciado o período oficial de estudos, terá 75 (setenta e cinco) dias para a conclusão do curso. Decorrido este prazo, as credenciais para acesso ao ambiente virtual permanecerão ativas por mais 15 (quinze) dias, mas os conteúdos e avaliações não estarão mais disponíveis.

    Recomenda-se o planejamento dos estudos observando o Calendário Recomendado, disponível na Plataforma Jornada, onde o estudante poderá verificar os conteúdos que deverá estudar a cada dia e qual a data limite para que realize as avaliações em processo dos Núcleos Temáticos.

    4. CLIENTELA ALVO

    Educadores que atuam na Educação Infantil.

    5. METODOLOGIA PARA OS ESTUDOS E AVALIAÇÕES

    Os conteúdos das disciplinas do curso FUNDAMENTOS PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL foram elaborados para serem estudados na modalidade a distância, com a previsão de que os estudos evoluam linearmente, do primeiro para o último tema apresentado. A Plataforma Jornada irá gerenciar esse processo, automaticamente. Logo no primeiro acesso à Plataforma leia o Complemento Orientações Iniciais para saber mais.

    6. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

    O conteúdo do curso é apresentado por meio de três disciplinas e o aproveitamento do educador será verificado "em processo" em cada uma delas.

    6.1. AVALIAÇÃO “EM PROCESSO"
    O aproveitamento será avaliado em cada disciplina, a medida que avançam os estudos (em processo), nos seguintes momentos:

    • após cada Unidade de Estudo, quando o educador responderá a um exercício que demanda 100% (cem por cento) de acerto das questões propostas. Ao conjunto de todos os exercícios de um Núcleo Temático será atribuída a nota 10 (dez);
    • ao concluir o estudo de cada Núcleo Temático, quando o estudante realizará uma avaliação on-line abrangendo toda a matéria estudada do Núcleo. Essa avaliação poderá ser realizada duas vezes, sendo aproveitada a maior nota obtida, de zero a dez.

    6.2.NOTA DO NÚCLEO TEMÁTICO
    A nota de cada Núcleo Temático será a média ponderada da nota dos exercícios (peso 3) e da nota da avaliação on-line (peso 7).

    Nota NT = (nota exercícios x 3 + nota avaliação on-line x 7) / 10

    6.3.APROVEITAMENTO NA DISCIPLINA
    O aproveitamento final na disciplina será expresso pela nota da disciplina (Nota ND), calculada pela média aritmética das notas dos seus Núcleos Temáticos.

    Nota ND = (Nota NT1 + Nota NT2 + ... + Nota NTn) / n

    6.4.APROVEITAMENTO MÍNIMO PARA APROVAÇÃO
    O aproveitamento mínimo exigido para aprovação é de 70% - Nota ND igual ou superior a 7,00 em cada uma das disciplinas do curso.

    7. REQUISITOS TECNOLÓGICOS E DE COMUNICAÇÃO

    7.1. Para o Computador
    Para a realização dos estudos, das avaliações em processo e demais atividades previstas, o participante deverá utilizar um computador com as seguintes configurações:

    • processador Pentium 3, equivalente ou superior, com o mínimo de 512 MB de memória RAM;
    • sistema operacional Windows 98, NT, 2000, XP, ME, Windows 7 ou Vista (neste caso com mínimo de 1GB de memória RAM) ou Linux; Mac OS;
    • placa de som e alto-falantes.

    7.2. Para a internet
    Navegador Internet Explorer 5.0 (ou superior) ou Mozilla Firefox 3.0 (ou superior); Safári.
    Recomenda-se o acesso estável à internet, do tipo banda larga (ADSL ou similar). O melhor desempenho é obtido com velocidade de 600 Kbps ou superior.

    7.3. Player de vídeo
    Windows Média Player 9.0 (ou superior) e Adobe Flash Player instalados.

    7.4. Correio Eletrônico
    O educador deverá dispor de correio eletrônico pessoal, em qualquer provedor deste serviço. Este endereço eletrônico deverá ser informado no formulário de inscrição e atualizado quando necessário. Use a função Dados Pessoais na seção Aluno da Plataforma Jornada.

    O correio eletrônico é indispensável para a recuperação de senha (no caso do esquecimento) ou para desbloqueio do acesso à Plataforma. O bloqueio é realizado automaticamente, por segurança, ocorrendo três tentativas seguidas de acesso com senha incorreta.

    8. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
    Fará jus a Certificado de Conclusão o educador que obtiver aproveitamento final igual ou superior a 70% ( Nota ND >= 7.0), calculado na forma do item 6.3.
    Este certificado será impresso e enviado para o educador ou para Secretaria da Educação do seu Município.

  • Fundamentos para a Prática Pedagógica- 80 horas- 150 dias para realização.

    Investimento: R$ 380,00* à vista ou 3 parcelas de R$ 130,00**.

    Resumo do Projeto Pedagógico


    1. LOCAL DE REALIZAÇÃO

    Realização dos estudos, avaliações em processo, apoio e acompanhamento por tutor, com desenvolvimento das atividades no "ambiente virtual de estudos" da Plataforma Jornada, via internet, utilizando um computador com as configurações recomendadas no item nº 7.

    2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

    • Disciplina Fundamentos filosóficos e epistemológicos

      Objetivos: Possibilitar aos profissionais da educação a reflexão sobre os fundamentos filosóficos, psicológicos, sociológicos, antropológicos e metodológicos que constituem o embasamento de uma concepção de homem, de educação e de sociedade.
      Reconhecer a importância do processo de reflexão, registro e acompanhamento pelo educador sobre a mediação que realiza entre o conhecimento sistematizado e a apropriação do processo ensino-aprendizagem.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio de Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático IAs relações entre educação e sociedade e a função da escola

      • A escola e a proposta pedagógica: primeiras reflexões
      • Implicações contextuais e a elaboração da proposta pedagógica: a prática social
      • O trabalho educativo
      • Indicadores da realidade educacional brasileira: elementos constitucionais, direitos do cidadão
      • Os desafios que se apresentam aos professores
      • O desafio da redução da desigualdade

      Núcleo Temático IIFundamentos filosóficos para uma educação transformadora

      • A relação sociedade/educação
      • O materialismo histórico
      • As teorias críticas da relação educação e sociedade.
      • Uma concepção de educação voltada para a transformação social
      • Para uma pedagogia histórico-crítica: origem e princípios
      • Pedagogia histórico-crítica: origem e princípios
      • A importância do conhecimento: concepção das áreas do conhecimento

       

    • Disciplina A proposta pedagógica, o desenvolvimento humano e o processo de ensino/aprendizagem

      Objetivos: Subsidiar os educadores com instrumental teórico que possibilite fortalecer uma visão crítica e integradora da educação, suas finalidades e da função social da escola na sociedade.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio de Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático IUma concepção sócio-histórica do desenvolvimento

      • A proposta pedagógica e o desenvolvimento humano – primeiras reflexões
      • Revisão crítica das Teorias Inatista e Ambientalista
      • O Processo de hominização
      • O desenvolvimento humano
      • Desenvolvimento e aprendizagem

       

    • Disciplina Gestão escolar

      Objetivos: Possibilitar aos profissionais de educação a reflexão sobre a organização e a gestão da escola como instrumento privilegiado de mediação e democratização do saber.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio de Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático IAdministração da Escola: gestão democrática da escola

      • Papel da escola e sua gestão
      • Finalidades e princípios de gestão I
      • Finalidades e princípios de gestão II
      • Dimensões da gestão democrática
      • Gestão em busca da autonomia

       

    • Disciplina Avaliação na prática pedagógica

      Objetivos: Compreender o processo de avaliação e sua vinculação com a prática social escolar como parte integrante da ação pedagógica. Compreender a avaliação como componente do tripé integrado do processo de ensino (conteúdo-metodologia-avaliação). Possibilitar aos profissionais de educação a reflexão

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio de Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático IAvaliação, elemento constitutivo do processo ensino aprendizagem

      • O significado da avaliação: primeiras reflexões
      • Retomando os condicionantes da educação e apontando possibilidades para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica mais crítica
      • O fracasso escolar – o conhecimento e o domínio de conceitos fundamentais como possibilidade de uma avaliação diferente
      • Repensando o fracasso escolar – 2ª parte – Ainda não saber: o conhecimento como possibilidade
      • Repensando o fracasso escolar – 3ª parte – Relendo o cotidiano escolar
      • O Significado da avaliação nas tendências da educação brasileira e demais componente curriculares

      Núcleo Temático IIA avaliação no processo ensino/aprendizagem a partir da concepção sócio-histórica de educação e de desenvolvimento humano

      • A avaliação como processo de mediação e síntese entre o que se ensina, para que se ensina e como se ensina permeada pela concepção filosófica e psicológica
      • Em busca de uma Síntese
      • A importância das aquisições do desenvolvimento histórico das capacidades humanas. A contribuição da teoria do desenvolvimento humano
      • O processo de avaliação e sua vinculação com o tratamento metodológico

       

    3. PRAZO DE REALIZAÇÃO E CALENDÁRIO RECOMENDADO

    A partir da confirmação da matrícula, o educador já poderá ingressar no seu ambiente virtual de estudos para familiarizar-se e participar no Fórum de Apresentação da turma em que foi incluído. Iniciado o período oficial de estudos, terá 150 (cento e cinquenta) dias para a conclusão do curso. Decorrido este prazo, as credenciais para acesso ao ambiente virtual permanecerão ativas por mais 15 (quinze) dias, mas os conteúdos e avaliações não estarão mais disponíveis.

    Recomenda-se o planejamento dos estudos observando o Calendário Recomendado, disponível na Plataforma Jornada, onde o estudante poderá verificar os conteúdos que deverá estudar a cada dia e qual a data limite para que realize as avaliações em processo dos Núcleos Temáticos.


    4. CLIENTELA ALVO

    Aos educadores que atuam na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).


    5. METODOLOGIA PARA OS ESTUDOS E AVALIAÇÕES

    Os conteúdos das disciplinas do curso FUNDAMENTOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA foram elaborados para serem estudados na modalidade a distância, com a previsão de que os estudos evoluam linearmente, do primeiro para o último tema apresentado. A Plataforma Jornada irá gerenciar esse processo, automaticamente. Logo no primeiro acesso à Plataforma leia o Complemento Orientações Iniciais para saber mais.


    6. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

    O conteúdo do curso é apresentado por meio de quatro disciplinas e o aproveitamento do educador será verificado "em processo" em cada uma delas.

    6.1. AVALIAÇÃO “EM PROCESSO"
    O aproveitamento será avaliado em cada disciplina a medida que avançam os estudos (em processo), nos seguintes momentos:

    • após cada Unidade de Estudo, quando o educador responderá a um exercício que demanda 100% (cem por cento) de acerto das questões propostas. Ao conjunto de todos os exercícios de um Núcleo Temático será atribuída a nota 10 (dez);
    • ao concluir o estudo de cada Núcleo Temático, quando o estudante realizará uma avaliação on-line abrangendo toda a matéria estudada do Núcleo. Essa avaliação poderá ser realizada duas vezes, sendo aproveitada a maior nota obtida, de zero a dez.

    6.2.NOTA DO NÚCLEO TEMÁTICO
    A nota de cada Núcleo Temático será a média ponderada da nota dos exercícios (peso 3) e da nota da avaliação on-line (peso 7).

    Nota NT = (nota exercícios x 3 + nota avaliação on-line x 7) / 10

    6.3.APROVEITAMENTO NA DISCIPLINA
    O aproveitamento final na disciplina será expresso pela nota da disciplina (Nota ND), calculada pela média aritmética das notas dos seus Núcleos Temáticos.

    Nota ND = (Nota NT1 + Nota NT2 + ... + Nota NTn) / n

    6.4.APROVEITAMENTO MÍNIMO PARA APROVAÇÃO
    O aproveitamento mínimo exigido para aprovação é de 70% - Nota ND igual ou superior a 7,00 em cada uma das disciplinas do curso.


    7. REQUISITOS TECNOLÓGICOS E DE COMUNICAÇÃO

    7.1. Para o Computador
    Para a realização dos estudos, das avaliações em processo e demais atividades previstas, o participante deverá utilizar um computador com as seguintes configurações:

    • processador Pentium 3, equivalente ou superior, com o mínimo de 512 MB de memória RAM;
    • sistema operacional Windows 98, NT, 2000, XP, ME, Windows 7 ou Vista (neste caso com mínimo de 1GB de memória RAM) ou Linux; Mac OS;
    • placa de som e alto-falantes.

    7.2. Para a internet
    Navegador Internet Explorer 5.0 (ou superior) ou Mozilla Firefox 3.0 (ou superior); Safári.
    Recomenda-se o acesso estável à internet, do tipo banda larga (ADSL ou similar). O melhor desempenho é obtido com velocidade de 600 Kbps ou superior.

    7.3. Player de vídeo
    Windows Média Player 9.0 (ou superior) e Adobe Flash Player instalados.

    7.4. Correio Eletrônico
    O educador deverá dispor de correio eletrônico pessoal, em qualquer provedor deste serviço. Este endereço eletrônico deverá ser informado no formulário de inscrição e atualizado quando necessário. Use a função Dados Pessoais na seção Aluno da Plataforma Jornada.

    O correio eletrônico é indispensável para a recuperação de senha (no caso do esquecimento) ou para desbloqueio do acesso à Plataforma. O bloqueio é realizado automaticamente, por segurança, ocorrendo três tentativas seguidas de acesso com senha incorreta.


    8. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
    Fará jus a Certificado de Conclusão o educador que obtiver aproveitamento final igual ou superior a 70% ( Nota ND >= 7.0), calculado na forma do item 6.3.
    Este certificado será impresso e enviado para o educador ou para Secretaria da Educação do seu Município.

  • EJA: Seguindo em Frente - Alfabetização - 40 horas- 75 dias para realização.

    Investimento: R$ 250,00* à vista ou 3 parcelas de R$ 85,00**.

    Compromissos assumidos pela Base Editorial com relação à EJA

    ... a educação de jovens e adultos no Brasil passou por inúmeras mudanças, expressas por diferentes ações, programas e projetos que, marcados por um arcabouço legal e normativo, revelam outra concepção política e contribuem para uma reconfiguração desse campo educacional. O reconhecimento da EJA como direito de todos à educação, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e como modalidade da educação básica, prevista na Lei nº 9.394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tem demandado, de quem atua nesse campo, uma capacidade de articulação intensa, visando garantir o avanço do atendimento da escolarização de jovens e adultos numa perspectiva de política pública (MACHADO, 2009, p.11-12).

    Na atual política educacional brasileira, evidenciam-se questões relevantes relativas à EJA subsidiadas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), que tem como objetivo contribuir com acesso, permanência e qualidade na educação para todos. Uma das questões é a edição do PNLA, que ampliou o universo de alunos atendidos pelo programa, passando a incorporar, além dos alfabetizandos inscritos no Brasil Alfabetizado - PBA, os alunos de turmas regulares de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino, aumentando significativamente o número de educandos assistidos pelo programa.

    Diante do exposto, o projeto do Curso EJA: seguindo em frente - Alfabetização, para realização na modalidade a distância, complementa o livro EJA: Seguindo em Frente, construído com base nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC, 2009, p.38) visando à formação do professor alfabetizador de jovens e adultos, suscitando o debate entre educadores sobre como incorporar o livro didático às práticas educativas, possibilitando uma complementação e apoio ao trabalho do educador.

    O desenvolvimento de um projeto de educação a distancia é de grande relevância como instrumento complementar na formação do educador-alfabetizador ao contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, na busca pela autonomia de estudos. Além de possibilitar o acompanhamento dos avanços tecnológicos e o desenvolvimento de novos conhecimentos didáticos e a pesquisa na Educação de Jovens e Adultos.


    Resumo do Projeto Pedagógico


    1. LOCAL DE REALIZAÇÃO

    Realização dos estudos, avaliações em processo, apoio e acompanhamento por tutor, com desenvolvimento das atividades no "ambiente virtual de estudos" da Plataforma Jornada, via internet, utilizando um computador com as configurações recomendadas no item nº 7.

    2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

    • Disciplina Concepção e Fundamentos teóricos na EJA

      Objetivos: propiciar ao educador-alfabetizador reflexão teórico-crítica sobre sua prática pedagógica, sobre a utilização do material didático e ao mesmo tempo promover aos educandos jovens e adultos uma aprendizagem significativa.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio dos seguintes Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático IAlfabetização: Educação para todos

      • Educação de Jovens e Adultos no Brasil
      • Ensino e Aprendizagem na EJA
      • A construção do conhecimento na EJA
      • Alfabetização e Letramento
      • Repensando o Ato Educativo

      Núcleo Temático IIO Livro Didático no Processo Pedagógico

      • O Papel do Livro Didático
      • Alfabetização e letramento: o ens. da Língua Portuguesa
      • Alfabetização e letramento: o ens. da Matemática
      • Manual do Professor: Orientações Teórico-Metodológicas
      • Critérios de Avaliação na Aprendizagem

       

    • Disciplina O livro didático na sala de aula

      Objetivos: propiciar a formação do professor alfabetizador de jovens e adultos, suscitando o debate sobre como incorporar o livro didático às práticas educativas, possibilitando complementação e apoio ao trabalho do educador.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio dos seguintes Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático ILíngua Portuguesa

      • Palavras e Textos
      • Jeito de ser e de falar: marcas da identidade
      • Folclore é Cultura
      • Jeitos de Comer
      • Quem sou eu? Quem somos nós?

      Núcleo Temático IIMatemática

      • Os Números do Cotidiano
      • Entendendo a Linguagem Matemática
      • Perceba o Código
      • Conhecendo as Medidas
      • Os números ao seu redor

       


    3. PRAZO DE REALIZAÇÃO E CALENDÁRIO RECOMENDADO

    A partir da confirmação da matrícula o educador já poderá ingressar no seu ambiente virtual de estudos para familiarizar-se e participar no fórum de apresentação da turma em que foi incluído. Iniciado o período oficial de estudos, terá 75 (setenta e cinco) dias para a conclusão do curso. Decorrido este prazo, as credenciais para acesso ao ambiente virtual permanecerão ativas por mais 15 (quinze) dias, mas os conteúdos e avaliações não estarão mais disponíveis.

    Recomenda-se o planejamento dos estudos observando o Calendário Recomendado, disponível na Plataforma Jornada, onde o estudante poderá verificar os conteúdos que deverá estudar a cada dia e qual a data limite para que realize as avaliações em processo dos Núcleos Temáticos.


    4. CLIENTELA ALVO

    Professor alfabetizador de jovens e adultos que utiliza o livro didático EJA: seguindo em frente.


    5. METODOLOGIA PARA OS ESTUDOS E AVALIAÇÕES

    Os conteúdos das disciplinas do curso EJA: Seguindo em Frente- Alfabetização foram elaborados para serem estudados na modalidade a distância, com a previsão de que os estudos evoluam linearmente, do primeiro para o último tema apresentado. A Plataforma Jornada irá gerenciar esse processo, automaticamente. Logo no primeiro acesso à Plataforma leia o Complemento Orientações Iniciais para saber mais.


    6. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

    Os conteúdos dos cursos são apresentados por meio de duas disciplinas e o aproveitamento do educador será verificado "em processo" em cada uma delas.

    6.1. AVALIAÇÃO “EM PROCESSO"
    O aproveitamento será avaliado a medida que avançam os estudos (em processo), nos seguintes momentos:

    • após cada Unidade de Estudo, quando o educador responderá a um exercício que demanda 100% (cem por cento) de acerto das questões propostas. Ao conjunto de todos os exercícios de um Núcleo Temático será atribuída a nota 10 (dez);
    • ao concluir o estudo de cada Núcleo Temático, quando o estudante realizará uma avaliação on-line abrangendo toda a matéria estudada do Núcleo. Essa avaliação poderá ser realizada duas vezes, sendo aproveitada a maior nota obtida, de zero a dez.

    6.2.NOTA DO NÚCLEO TEMÁTICO
    A nota de cada Núcleo Temático será a média ponderada da nota dos exercícios (peso 3) e da nota da avaliação on-line (peso 7).

    Nota NT = (nota exercícios x 3 + nota avaliação on-line x 7) / 10

    6.3.APROVEITAMENTO NA DISCIPLINA
    O aproveitamento final na disciplina será expresso pela nota da disciplina (Nota ND), calculada pela média aritmética das notas dos seus Núcleos Temáticos.

    Nota ND = (Nota NT1 + Nota NT2 + ... + Nota NTn) / n

    6.4.APROVEITAMENTO MÍNIMO PARA APROVAÇÃO
    O aproveitamento mínimo exigido para aprovação é de 70% - Nota ND igual ou superior a 7,00 em cada uma das disciplinas do curso.


    7. REQUISITOS TECNOLÓGICOS E DE COMUNICAÇÃO

    7.1. Para o Computador
    Para a realização dos estudos, das avaliações em processo e demais atividades previstas, o participante deverá utilizar um computador com as seguintes configurações:

    • processador Pentium 3, equivalente ou superior, com o mínimo de 512 MB de memória RAM;
    • sistema operacional Windows 98, NT, 2000, XP, ME, Windows 7 ou Vista (neste caso com mínimo de 1GB de memória RAM) ou Linux; Mac OS;
    • placa de som e alto-falantes.

    7.2. Para a internet
    Navegador Internet Explorer 5.0 (ou superior) ou Mozilla Firefox 3.0 (ou superior); Safári.
    Recomenda-se o acesso estável à internet, do tipo banda larga (ADSL ou similar). O melhor desempenho é obtido com velocidade de 600 Kbps ou superior.

    7.3. Player de vídeo
    Windows Média Player 9.0 (ou superior) e Adobe Flash Player instalados.

    7.4. Correio Eletrônico
    O educador deverá dispor de correio eletrônico pessoal, em qualquer provedor deste serviço. Este endereço eletrônico deverá ser informado no formulário de inscrição e atualizado quando necessário. Use a função Dados Pessoais na seção Aluno da Plataforma Jornada.

    O correio eletrônico é indispensável para a recuperação de senha (no caso do esquecimento) ou para desbloqueio do acesso à Plataforma. O bloqueio é realizado automaticamente, por segurança, ocorrendo três tentativas seguidas de acesso com senha incorreta.


    8. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
    Fará jus a Certificado de Conclusão o educador que obtiver aproveitamento final igual ou superior a 70% ( Nota ND >= 7.0), calculado na forma do item 6.3.
    Este certificado será impresso e enviado para o endereço do educador.

  • Saberes Pedagógico e Formação Docente na EJA- 80 horas para realização.

    Investimento: R$ 380,00* à vista ou 3 parcelas de R$ 130,00**.

    Resumo do Projeto Pedagógico


    1. LOCAL DE REALIZAÇÃO

    Realização dos estudos, avaliações em processo, apoio e acompanhamento por tutor, com desenvolvimento das atividades no "ambiente virtual de estudos" da Plataforma Jornada, via internet, utilizando um computador com as configurações recomendadas no item nº 7.

    2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

    • Disciplina Implicações teórico-práticas na Educação de Jovens e Adultos

      Objetivos: Discutir a prática pedagógica do profissional que atua na EJA; promover o desenvolvimento de inovações; compreender a diversidade dos sujeitos que integram a EJA e contribuir com a Organização do trabalho nessa modalidade de ensino.

      Os conteúdos desta disciplina são apresentados por meio dos seguintes Núcleos Temáticos e Unidades de Estudo:

      Núcleo Temático I: O contexto histórico e político na EJA
      Ementa: Acontecimentos que marcaram o início da escolarização de jovens e adultos no Brasil. Discussões étnicas, raciais e de gênero. As políticas e programas existentes no país, e a importância dos movimentos populares na EJA.

      Unidades de Estudo:

      • UE1 - O cenário para de uma educação para jovens e adultos.
      • UE2 - Os desafios da exclusão social na Educação de Jovens e Adultos.
      • UE3 - As tendências nas políticas públicas da EJA frente aos novos desafios: Programas e parcerias.
      • UE4 - A diversidade dos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos.

      Núcleo Temático II: Profissionais da EJA: a formação real e a formação desejável
      Ementa:
      Pesquisas sobre o contexto da Educação de Jovens e Adultos. Os limites e as possibilidades da formação de professores da EJA. A influência da sua formação inicial e continuada para o desenvolvimento da prática pedagógica ao longo da sua trajetória profissional.

      Unidades de Estudo

      • UE1 - Formação de Educadores na Educação de Jovens e Adultos.
      • UE2 - A busca por uma identidade docente.
      • UE3 - As interfaces da relação professor-aluno na EJA.
      • UE4 - As proposições acerca de uma formação crítica.

      Núcleo Temático III: Organização Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos
      Ementa:
      O papel da escola frente aos paradigmas sociais presentes na organização do trabalho pedagógico, e os feitos dessa organização na Educação de Jovens e Adultos.

      Unidades de Estudo

      • UE1 - A função social da escola na formação do sujeito.
      • UE2 - Projeto Político Pedagógico e Planejamento na EJA.
      • UE3 - A organização e o desenvolvimento do Currículo na EJA.
      • UE4 - Avaliação: evasão escolar, reprovação e fracasso escolar.

      Núcleo Temático IV: Educação de Jovens e Adultos e os imperativos do mundo do trabalho
      Ementa:
      as interfaces do mundo do trabalho na Educação de Jovens e Adultos e a relação entre a formação geral e a formação específica presentes nas discussões curriculares da etapa final da Educação Básica.

      Unidades de Estudo

      • UE1 - Educação e Trabalho: a dupla face da escola.
      • UE2 - A relação teoria e prática na formação de jovens e adultos.
      • UE3 - A Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
      • UE4 - O princípio educativo do trabalho no contexto da escolarização de jovens e adultos trabalhadores.

      Núcleo Temático V: Fundamentos e Inovações Didáticas na EJA
      Ementa:
      Elementos para discussão da reconfiguração da formação docente e subsídios teóricos para efetivar intervenções pedagógicas na EJA.

      Unidades de Estudo

      • UE1 - Práticas Pedagógicas dirigidas a Educação de Jovens e Adultos.
      • UE2 - O sentido da Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos.
      • UE3 – O Ensino Fundamental e o Ensino Médio na EJA: intervenções pedagógicas
      • UE4 - Implicações de apoio didático para EJA.

       


    3. PRAZO DE REALIZAÇÃO E CALENDÁRIO RECOMENDADO

    A partir da confirmação da matrícula o educador já poderá ingressar no seu ambiente virtual de estudos para familiarizar-se e participar no fórum de apresentação da turma em que foi incluído. Iniciado o período oficial de estudos, terá 150 (cento e cinquenta) dias para a conclusão do curso. Decorrido este prazo, as credenciais para acesso ao ambiente virtual permanecerão ativas por mais 15 (quinze) dias, mas os conteúdos e avaliações não estarão mais disponíveis.

    Recomenda-se o planejamento dos estudos observando o Calendário Recomendado, disponível na Plataforma Jornada, onde o estudante poderá verificar os conteúdos que deverá estudar a cada dia e qual a data limite para que realize as avaliações em processo dos Núcleos Temáticos.


    4. CLIENTELA ALVO

    Professores e profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização- Ensino Fundamental e Ensino Médio).


    5. METODOLOGIA PARA OS ESTUDOS E AVALIAÇÕES

    Os conteúdos das disciplinas do curso Saberes Pedagógicos e Formação Docente na EJAforam elaborados para serem estudados na modalidade a distância, com a previsão de que os estudos evoluam linearmente, do primeiro para o último tema apresentado. A Plataforma Jornada irá gerenciar esse processo, automaticamente. Logo no primeiro acesso à Plataforma leia o Complemento Orientações Iniciais para saber mais.


    6. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

    6.1. AVALIAÇÃO “EM PROCESSO"
    O aproveitamento será avaliado a medida que avançam os estudos (em processo), nos seguintes momentos:

    • após cada Unidade de Estudo, quando o educador responderá a um exercício que demanda 100% (cem por cento) de acerto das questões propostas. Ao conjunto de todos os exercícios de um Núcleo Temático será atribuída a nota 10 (dez);
    • ao concluir o estudo de cada Núcleo Temático, quando o estudante realizará uma avaliação on-line abrangendo toda a matéria estudada do Núcleo. Essa avaliação poderá ser realizada duas vezes, sendo aproveitada a maior nota obtida, de zero a dez.

    6.2.NOTA DO NÚCLEO TEMÁTICO
    A nota de cada Núcleo Temático será a média ponderada da nota dos exercícios (peso 3) e da nota da avaliação on-line (peso 7).

    Nota NT = (nota exercícios x 3 + nota avaliação on-line x 7) / 10

    6.3.APROVEITAMENTO NA DISCIPLINA
    O aproveitamento final na disciplina será expresso pela nota da disciplina (Nota ND), calculada pela média aritmética das notas dos seus Núcleos Temáticos.

    Nota ND = (Nota NT1 + Nota NT2 + ... + Nota NTn) / n

    6.4.APROVEITAMENTO MÍNIMO PARA APROVAÇÃO
    O aproveitamento mínimo exigido para aprovação é de 70% - Nota ND igual ou superior a 7,00.


    7. REQUISITOS TECNOLÓGICOS E DE COMUNICAÇÃO

    7.1. Para o Computador
    Para a realização dos estudos, das avaliações em processo e demais atividades previstas, o participante deverá utilizar um computador com as seguintes configurações:

    • processador Pentium 3, equivalente ou superior, com o mínimo de 512 MB de memória RAM;
    • sistema operacional Windows 98, NT, 2000, XP, ME, Windows 7 ou Vista (neste caso com mínimo de 1GB de memória RAM) ou Linux; Mac OS;
    • placa de som e alto-falantes.

    7.2. Para a internet
    Navegador Internet Explorer 5.0 (ou superior) ou Mozilla Firefox 3.0 (ou superior); Safári.
    Recomenda-se o acesso estável à internet, do tipo banda larga (ADSL ou similar). O melhor desempenho é obtido com velocidade de 600 Kbps ou superior.

    7.3. Player de vídeo
    Windows Média Player 9.0 (ou superior) e Adobe Flash Player instalados.

    7.4. Correio Eletrônico
    O educador deverá dispor de correio eletrônico pessoal, em qualquer provedor deste serviço. Este endereço eletrônico deverá ser informado no formulário de inscrição e atualizado quando necessário. Use a função Dados Pessoais na seção Aluno da Plataforma Jornada.

    O correio eletrônico é indispensável para a recuperação de senha (no caso do esquecimento) ou para desbloqueio do acesso à Plataforma. O bloqueio é realizado automaticamente, por segurança, ocorrendo três tentativas seguidas de acesso com senha incorreta.


    8. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
    Fará jus a Certificado de Conclusão o educador que obtiver aproveitamento final igual ou superior a 70% ( Nota ND >= 7.0), calculado na forma do item 6.3.
    Este certificado será impresso e enviado para o endereço do educador.

* À vista: no boleto bancário ou cartão de crédito.
** Em parcelas: apenas no cartão de crédito.

 

Todos os cursos são gratuitos para quem possui a chave que abre o Formulário de Inscrições, fornecida pela Base Editora ou pelo Sistema Educacional Base.